GUIA PEDAGÓGICO AULAS ONLINE

CARTA PARA AS FAMÍLIAS

5º ANO

Senhores pais e/ou responsáveis

O colégio Céu Azul tem acompanhado de perto os desafios, necessidades e dificuldades gerados pela pandemia e entende que, quando se trata da saúde, os cuidados deixam de ser secundários e passam a ser primordiais. Nesse momento, precisamos ficar em casa para proteger a nossa família e as pessoas mais importantes, mas isso não quer dizer que precisamos distanciar os nossos estudantes das oportunidades de aprendizagem.

Nossa equipe pedagógica manteve-se em alerta todo esse período buscando soluções para atender as demandas de aprendizagem referentes a cada faixa etária respeitando as limitações e discutindo as possibilidades viáveis de trabalho, uma vez que o mais importante é a qualidade e não a quantidade.

De acordo com a proposta oficial do Ministério da Educação – Conselho Nacional de Educação e com base na Medida Provisória n° 934, no período em que estivermos em isolamento social, o ensino remoto se enquadra nas normas excepcionais para a manutenção do processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes. Dessa forma, desenvolvemos este Guia – Pedagógico aulas online, inicialmente para o mês de maio, na tentativa de aproximar ao máximo o aluno a rotina de estudo vivenciada presencialmente.

Diante disso, neste documento reunimos o planejamento de todas as nossas ações para que as famílias fiquem informadas da maneira mais completa possível. Temos plena consciência de que não sairemos iguais depois de todo este processo de quarentena, por isso torna-se imprescindível encontrar no diferente, no atípico, uma forma viável de continuarmos acreditando no poder da Educação.

Aproveitamos para informar que no retorno das aulas presenciais, enviaremos um novo calendário anual a fim de cumprir com a carga horária estabelecida para o ano letivo de 2020.

A escola e a família são parceiras na construção do cidadão, “contudo, uma não faz o papel da outra – são parceiras” Parolin (2016, p.32).

Nesse sentido e segundo Silva (2017, p.32), “é importante salientar que o uso das TD (Tecnologias Digitais) É COMPLEMENTAR E JAMAIS IRÁ SUBSTITUIR A PRESENCIALIDADE NA RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS. “

RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS

Estamos utilizando as plataformas digitais e suas diferentes ferramentas durante a realização de atividades cuidadosamente planejadas para garantir a efetivação do processo de ensino e aprendizagem em meios digitais. Os estudantes vivenciarão atividades síncronas e assíncronas sobre a mediação de toda a equipe docente e técnica do colégio Céu Azul.

PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Os estudantes que se encontram na fase do 5° ano do Ensino Fundamental- anos iniciais, já estão alfabetizados e produzem textos mais coerentes. Apresentam senso crítico mais acentuado, portanto, encontra-se cientes dos conteúdos e ideais para ampliar sua compreensão e pensar sobre as pessoas, questões, eventos locais e nacionais além de produzirem textos com maior autonomia. Para elas, a leitura continua sendo de extrema importância.

Nesses anos de escolaridade, os estudantes estão começando a fazer a transição do pensamento concreto para o abstrato e tendem a se concentrar em tarefas por longos períodos; entendem a relação entre a escola, a casa e o mundo fora de sua comunidade local; adquirem mais habilidades de alfabetização e de matemática; desenvolvem habilidades motoras e de movimento; adquirem habilidades de raciocínio e as aplicam aos diferentes temas e contextos; trabalham cooperativamente uns com os outros para ampliarem sua capacidade de comunicação; expressam conhecimento e compreensão de maneiras variadas, incluindo apresentações escritas, faladas e visuais.

Os estudantes do 5º ano encerram a etapa conhecida como Anos Iniciais do ensino Fundamental. Nessa série, procura-se ampliar e aprofundar conceitos, considerando o processo de ensino e aprendizagem realizados nos anos anteriores. Além disso, é um ano de transição para os anos finais do Ensino Fundamental.

O hábito da leitura com os pais precisa ser fortalecido, pois, além de ser um momento fundamental na aprendizagem, auxiliará no estreitamento dos vínculos familiares. A produção de texto é outra atividade imprescindível nessa fase escolar com o objetivo de qualificar a escrita nos aspectos de vocabulário, conteúdo, estrutura, coerência e coesão textual.

Na área de matemática, para os alunos nessa fase, é importante a sistematização das quatro operações, a ampliação do campo numérico e a interpretação e resolução de problemas matemáticos… para os demais componentes como: história, geografia e ciências, a rotina de estudos também é essencial.

COMO SERÁ O CONTROLE DE FREQUÊNCIAS AS AULAS?

Diariamente será realizada a observação dos estudantes presentes na sala virtual pelo professor de apoio, com o intuito de promover a integração entre as crianças e professoras, fortalecendo o vínculo afetivo e estimulando a linguagem oral. Desse modo, é fundamental que o responsável pelo estudante acesse o link das aulas utilizando o endereço eletrônico.

COMO SERÁ O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO?

Continuaremos acompanhando as atividades e fornecendo feedback as famílias sobre o acompanhamento e processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, através de contato telefônico, em conformidade com a necessidade e as situações identificadas.

COMO SERÁ O PROCESSO AVALIATIVO?

Todas as atividades realizadas durante as aulas online serão objeto de uma avaliação contínua qualitativa do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. A participação e a realização de atividades nos períodos serão convocados e farão parte de um portfólio de aprendizagem do aluno que será avaliado no retorno das aulas presenciais.

ORGANIZANDO SUA ROTINA DE ESTUDO

Organizar-para-estudar-1024x724

É importante manter a disciplina, o foco e a organização durante as aulas remotas. Para ajudar os estudantes listamos algumas dicas:

✓Organizar o local de estudos apropriado que ajude a manter o silêncio e a concentração.

✓Separar o material necessário para as aulas ao vivo (equipamento eletrônico, agenda, lápis, borracha caneta, livro).

  • Sugerimos o uso da farda (blusa).

✓ Acessar diariamente os meios de comunicação oficiais do Colégio, lendo com atenção os avisos, os informes dos professores e coordenação, verificando atividades e prazos estipulados para a realização, etc.

✓ Manter a rotina de estudos, programando diariamente o cumprimento das atividades assíncronas para não acumular tarefas.

✓registrando as dúvidas para consultar o professor, tanto no momento de dúvidas das aulas online, quanto no chat do Google Meet ou Google sala de aula.

FIQUEM BEM! É TEMPO DE CUIDAR DE SI E DO OUTRO.

 

CÉU AZUL COM VOCÊ!

Atenciosamente,

EQUIPE CÉU AZUL.

LOGO COM BORDA