GUIA PEDAGÓGICO AULAS ONLINE

CARTA PARA AS FAMÍLIAS

GIII

Senhores pais e/ou responsáveis

O colégio Céu Azul tem acompanhado de perto os desafios, necessidades e dificuldades gerados pela pandemia e entende que, quando se trata da saúde, os cuidados deixam de ser secundários e passam a ser primordiais. Nesse momento, precisamos ficar em casa para proteger a nossa família e as pessoas mais importantes, mas isso não quer dizer que precisamos distanciar os nossos estudantes das oportunidades de aprendizagem.

Nossa equipe pedagógica manteve-se em alerta todo esse período buscando soluções para atender as demandas de aprendizagem referentes a cada faixa etária respeitando as limitações e discutindo as possibilidades viáveis de trabalho, uma vez que o mais importante é a qualidade e não a quantidade.

De acordo com a proposta oficial do Ministério da Educação – Conselho Nacional de Educação e com base na Medida Provisória n° 934, no período em que estivermos em isolamento social, o ensino remoto se enquadra nas normas excepcionais para a manutenção do processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes. Dessa forma, desenvolvemos este Guia – Pedagógico aulas online, inicialmente para o mês de maio, na tentativa de aproximar ao máximo o aluno a rotina de estudo vivenciada presencialmente.

Diante disso, neste documento reunimos o planejamento de todas as nossas ações para que as famílias mantenham-se informadas da maneira mais completa possível. Temos plena consciência de que não sairemos iguais depois de todo este processo de quarentena, por isso torna-se imprescindível encontrar no diferente, no atípico, uma forma viável de continuarmos acreditando no poder da Educação.

Aproveitamos para informar que no retorno das aulas presenciais, enviaremos no novo calendário anual a fim de cumprir com a carga horária estabelecida para o ano letivo de 2020.

A escola e a família são parceiras na construção do cidadão, “contudo, uma não faz o papel da outra – são parceiras” Parolin (2016, p.32).

Nesse sentido e segundo Silva (2017, p.32), “é importante salientar que o uso das TD (Tecnologias Digitais) É COMPLEMENTAR E JAMAIS IRÁ SUBSTITUIR A PRESENCIALIDADE NA RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS. “

 

RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS

Estamos utilizando as plataformas digitais e suas diferentes ferramentas durante a realização de atividades cuidadosamente planejadas para garantir a efetivação do processo de ensino e aprendizagem em meios digitais. Os estudantes vivenciarão atividades síncronas e assíncronas sobre a mediação de toda a equipe docente e técnica do colégio Céu Azul.

PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Na educação infantil, além de ser importante para a formação do sujeito, o trabalho com a linguagem é essencial para a interação das crianças, tanto na orientação das suas ações cotidianas, como na construção de conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento. As aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiência, sempre tomando as interações e as brincadeiras como eixos estruturantes. Essas aprendizagens, portanto, constituem-se como objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, reconhecendo as especificidades dos diferentes grupos etários que constituem a etapa da Educação Infantil

As aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento

A BNCC estabelece cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver: O eu, o outro e o nós – corpo, gestos e movimentos – traços, sons, cores e formas – escuta, fala, pensamento e imaginação – espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

Os Campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.

Como funcionarão as atividades pedagógicas online para o infantil III?

1- Inicialmente com videoaulas e salas de aulas virtuais na plataforma Google Meet utilizando as ferramentas síncronas e assíncronas existentes e cumprindo uma carga horária curricular diária respeitando o tempo de concentração da faixa etária;

2- Realização de aulas ao vivo a partir de junho com interação entre professores e estudantes, conforme horário específico na programação, a fim de criar uma rotina para que diferentes atividades estejam presentes no dia a dia;

3- Link de acesso para a aula ao vivo: seguirá no grupo do WhatsApp da turma, o link dará acesso à sala de aula virtual.

4- Horário das aulas ao vivo: Quartas- feiras de 14:00 às 15:00 horas.

4.1 – Videoaulas segunda, terça, quinta e sexta.

4.2- Tanto as videoaulas como as aulas online, serão gravadas e armazenadas na sala de aula virtual, dessa forma as famílias terão como adequar à sua rotina.

5- Rotina diária será a mais próxima possível a vivenciada habitualmente com: momento de acolhida, músicas, brincadeiras, histórias, realização de atividades e orientações sobre a tarefa de casa do dia;

6- Comunicação com as famílias através de telefone, E-mail, WhatsApp da turma, Instagram. As coordenadoras estarão disponíveis nos horários comerciais para atender a qualquer dificuldade e necessidades das famílias;

7- Necessidades educativas especiais: continuaremos fazendo adaptações dos materiais disponibilizados, atendimentos individualizados via telefone, WhatsApp.

PERCURSOS DE APRENDIZAGEM REMOTA

Como será o controle de frequência nas aulas?

 Promovendo a interação entre as crianças e professores, fortalecendo o vínculo afetivo e estimulando a linguagem oral partindo desse norte, é fundamental que os responsáveis pelos estudantes acessem o link das aulas utilizando o endereço eletrônico.

Como será o acompanhamento Pedagógico?

Continuaremos acompanhando todas as atividades e fornecendo feedback as famílias sobre o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, em conformidade com a necessidade e as situações identificadas.

Como será o processo avaliativo?

As atividades realizadas durante o período de aulas remotas são vistas como uma avaliação contínua do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

PROGRAMAÇÃO DAS AULAS REMOTAS

Toda a programação será enviada para o WhatsApp da turma semanalmente.

ORGANIZANDO SUA ROTINA DE ESTUDO

Organizar-para-estudar-1024x724

É importante manter a disciplina, o foco e a organização durante as aulas remotas. Para ajudar os estudantes listamos algumas dicas:

✓ Organizar o local de estudos apropriado que ajude a manter o silêncio e a concentração. Sugerimos o uso da farda (blusa).

✓ Separar o material necessário para as aulas ao vivo (equipamento eletrônico, caderno, lápis, borracha caneta, livro).

✓ Acessar diariamente os meios de comunicação oficiais do Colégio, lendo com atenção os avisos, os informes dos professores e coordenação, verificando atividades e prazos estipulados para a realização, etc.

✓ Manter a rotina de estudos, programado diariamente o cumprimento das atividades assíncronas para não acumular tarefas.

✓ Registrando as dúvidas para consultar o professor, tanto no momento de dúvidas das aulas online, quanto no chat do Google Meet ou Google sala de aula.

FIQUEM BEM! É TEMPO DE CUIDAR DE SI E DO OUTRO.

CÉU AZUL COM VOCÊ!

Atenciosamente,

EQUIPE CÉU AZUL.

LOGO COM BORDA