GUIA PEDAGÓGICO AULAS ONLINE
CARTA PARA AS FAMÍLIAS
GI e GII
Senhores pais e/ou responsáveis
O Colégio Céu Azul tem acompanhado de perto os desafios, necessidades e dificuldades gerados pela pandemia e entende que, quando se trata da saúde, os cuidados deixam de ser secundários e passam a ser primordiais. Nesse momento, precisamos ficar em casa para proteger a nossa família e as pessoas mais importantes, mas isso não quer dizer que precisamos distanciar os nossos estudantes das oportunidades de aprendizagem.
Nossa equipe pedagógica manteve-se em alerta todo esse período buscando soluções para atender as demandas de aprendizagem referentes a cada faixa etária respeitando as limitações e discutindo as possibilidades viáveis de trabalho, uma vez que o mais importante é a qualidade e não a quantidade.
De acordo com proposta oficial do Ministério da Educação – Conselho Nacional de Educação e com base na Medida Provisória n° 934, no período em que estivermos em isolamento social, o ensino remoto se enquadra nas normas excepcionais para a manutenção do processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes. Dessa forma, desenvolvemos este Guia – Pedagógico aulas online, inicialmente para o mês de maio, na tentativa de aproximar ao máximo o aluno a rotina de estudo vivenciada presencialmente.
Diante disso, neste documento reunimos o planejamento de todas as nossas ações para que as famílias fiquem formadas da maneira mais completa possível. Temos plena consciência de que não sairemos iguais depois de todo este processo de quarentena, por isso torna-se imprescindível encontrar no diferente, no atípico, uma forma viável de continuarmos acreditando no poder da Educação.
Aproveitamos para informar que no retorno das aulas presenciais, enviaremos no novo calendário anual a fim de cumprir com a carga horária estabelecida para o ano letivo de 2020.
A escola e a família são parceiras na construção do cidadão, “contudo, uma não faz o papel da outra – são parceiras” Parolin (2016, p.32).
Nesse sentido e segundo Silva (2017, p.32), “é importante salientar que o uso das TD (Tecnologias Digitais) É COMPLEMENTAR E JAMAIS IRÁ SUBSTITUIR A PRESENCIALIDADE NA RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS. “
RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS
Estamos utilizando as plataformas digitais e suas diferentes ferramentas durante a realização de atividades cuidadosamente planejadas para garantir a efetivação do processo de ensino e aprendizagem em meios digitais. Os estudantes vivenciarão atividades síncronas e assíncronas sobre a mediação de toda a equipe docente e técnica do Colégio Céu Azul.
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Na educação infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças tem como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer se, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
Para a formação humana, o trabalho com a linguagem é essencial para a interação das crianças, tanto na orientação das suas ações cotidianas, como na construção de conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
É nessa fase que se consegue perceber o desenvolvimento das capacidades da criança de se expressar e se comunicar utilizando a própria linguagem no meio em que vive.
As crianças pequenas têm um conhecimento matemático intuitivo resultante de experiências vividas. O trabalho com a matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas. Essa classificação e seriação, nessa faixa etária de 1 a 3 anos, pode ser feita com objetos da realidade da criança, como localizar-se no espaço e no tempo de maneira adequada. Esses conceitos são desenvolvidos e internalizados no indivíduo na primeira fase da vida.
O mundo em que as crianças vivem constitui-se em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo. Nesse processo de desenvolvimento, elas vão modificando a maneira de perceber e conceber a natureza e a sociedade. Portanto, o eixo do trabalho denominado natureza e sociedade reúne temas particulares ao mundo social e as especificidades das fontes, abordagens e enfoques adventos dos diferentes campos das ciências humanas e naturais.
O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nasce, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas ou em grupo, com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento. Ao movimentarem-se, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais.
A música está presente em diversas situações da vida humana. Existe música para adormecer e música para dançar. O modo como que as crianças percebem, aprendem e se relacionam com os sons, no tempo – espaço, revela a forma como recebem, aprendem e se relacionam com o mundo que vem explorando e descobrindo a cada dia.
E o trabalho com artes visuais na educação infantil requer profunda atenção no que se refere ao respeito das peculiaridades e esquemas de conhecimento próprios a cada faixa etária e nível de desenvolvimento. Isso significa que o pensamento, sensibilidade, a imaginação, a percepção, a intuição e a cognição da criança devem ser trabalhadas de forma integrada, visando a favorecer o desenvolvimento das capacidades criativas das crianças.
PERCURSOS DE APRENDIZAGEM REMOTA
Como funcionaram as atividades pedagógicas online para o infantil I / II?
1- Salas de aulas virtuais e vídeo aulas e aulas online na plataforma Google sala de aula e Google Meet utilizando as ferramentas síncronas e assíncronas existentes e cumprindo a carga horária curricular mínima de uma hora diária, respeitando o tempo de concentração da faixa etária;
2- Realização de videoaulas diariamente e aulas ao vivo com interação entre professores e estudantes, conforme o horário específico na programação, a fim de criar uma rotina para que diferentes atividades estejam presentes no dia a dia;
3- Link de acesso: Seguirá no WhatsApp para o grupo da turma, também será enviado as regras de participação a sala virtual.
4- Horário de aulas online: 14h às 15h.
5- Rotina diária será mais próxima possível à vivenciada habitualmente com: momento de acolhida, músicas, brincadeiras, jogos, histórias, realização de atividades e orientações sobre a tarefa de casa do dia;
6- Comunicação com as famílias via E-mail, telefone, WhatsApp Instagram, divulgando informações sobre todo o processo de aulas remotas durante o tempo necessário. As coordenadoras de cada setor estarão disponíveis, o telefone, E-mail, WhatsApp, nos horários comerciais para atender a qualquer dificuldade e necessidade das famílias;
7- Necessidades educativas especiais: continuaremos fazendo adaptações dos materiais disponibilizados, atendimentos individualizados via telefone, WhatsApp.
COMO SERÁ O CONTROLE DE FREQUÊNCIA AS AULAS?
Averiguação pelo coordenador presente na sala virtual e educadores de apoio, com intuito de promover a interação entre as crianças e professoras, fortalecendo o vínculo afetivo e estimulando a linguagem oral.
COMO SERÁ O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO?
Continuaremos acompanhando todas as atividades e fornecendo feedback as famílias sobre o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, através do contato telefônico, em conformidade com a necessidade e as situações identificadas.
COMO SERÁ O PROCESSO AVALIATIVO?
Todas as atividades realizadas durante o período de aulas remotas ou vídeo aulas serão objetos de avaliação contínua, sistemática e funcional do processo de desenvolvimento dos estudantes. Elas serão realizadas através de troca de experiências entre os responsáveis e a equipe pedagógica.
PROGRAMAÇÃO DAS AULAS
Toda a programação será enviada para o WhatsApp da turma.
ORGANIZANDO SUA ROTINA DE ESTUDO
É importante manter a disciplina, o foco e a organização durante as aulas. Para ajudar os estudantes listamos algumas dicas:
✓Organizar o local de estudos apropriado que ajude a manter o silêncio e a concentração.
✓Separar o material necessário para as aulas ao vivo (equipamento eletrônico, caderno, lápis, borracha caneta, livro).
✓ Acessar diariamente os meios de comunicação oficiais do Colégio, lendo com atenção os avisos, os informes dos professores e coordenação, verificando atividades e prazos estipulados para a realização, etc.
✓ Manter a rotina de estudos, programado diariamente o cumprimento das atividades assíncronas para não acumular tarefas.
✓Registrando as dúvidas para consultar o professor, tanto no momento de dúvidas das aulas online, quanto no chat do Google Meet ou Google sala de aula.
FIQUEM BEM! É TEMPO DE CUIDAR DE SI E DO OUTRO.
CÉU AZUL COM VOCÊ!
Atenciosamente,
EQUIPE CÉU AZUL.