GUIA PEDAGÓGICO AULAS ONLINE

CARTA PARA AS FAMÍLIAS

2º ANO

Senhores pais e/ou responsáveis

O colégio Céu Azul tem acompanhado de perto os desafios, necessidades e dificuldades gerados pela pandemia e entende que, quando se trata da saúde, os cuidados deixam de ser secundários e passam a ser primordiais. Nesse momento, precisamos ficar em casa para proteger a nossa família e as pessoas mais importantes, mas isso não quer dizer que precisamos distanciar os nossos estudantes das oportunidades de aprendizagem.

Nossa equipe pedagógica manteve-se em alerta todo esse período buscando soluções para atender as demandas de aprendizagem referentes a cada faixa etária respeitando as limitações e discutindo as possibilidades viáveis de trabalho, uma vez que o mais importante é a qualidade e não a quantidade.

De acordo com a proposta oficial do Ministério da Educação – Conselho Nacional de Educação e com base na Medida Provisória n° 934, no período em que estivermos em isolamento social, o ensino remoto se enquadra nas normas excepcionais para a manutenção do processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes. Dessa forma, desenvolvemos este Guia – Pedagógicas aulas online, inicialmente para o mês de maio, na tentativa de aproximar ao máximo o aluno a rotina de estudo vivenciada presencialmente.

Diante disso, neste documento reunimos o planejamento de todas as nossas ações para que as famílias fiquem formadas da maneira mais completa possível. Temos plena consciência de que não sairemos iguais depois de todo este processo de quarentena, por isso torna-se imprescindível encontrar no diferente, no atípico, uma forma viável de continuarmos acreditando no poder da Educação.

Aproveitamos para informar que no retorno das aulas presenciais, enviaremos no novo calendário anual a fim de cumprir com a carga horária estabelecida para o ano letivo de 2020.

A escola e a família são parceiras na construção do cidadão, “contudo, uma não faz o papel da outra – são parceiras” Parolin (2016, p.32).

Nesse sentido e segundo Silva (2017, p.32), “é importante salientar que o uso das TD (Tecnologias Digitais) É COMPLEMENTAR E JAMAIS IRÁ SUBSTITUIR A PRESENCIALIDADE NA RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS. “

RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS

Estamos utilizando as plataformas digitais e suas diferentes ferramentas durante a realização de atividades cuidadosamente planejadas para garantir a efetivação do processo de ensino e aprendizagem em meios digitais. Os estudantes vivenciarão atividades síncronas e assíncronas sobre a mediação de toda a equipe docente e técnica do colégio Céu Azul.

PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Nessa fase, as crianças já estão mais apropriadas do processo de alfabetização, por isso tem como objetivo a consolidação a sistematização efetiva da alfabetização linguística e matemática. Inicialmente, a oralidade é bastante explorada através da leitura dos gêneros textuais orais como cantigas, parlendas e adivinhas, assim as crianças poderão desenvolver maior domínio da leitura oral através das palavras com sons parecidos e rimadas. No que se refere à produção escrita, o 2°ano amplia a diversidade discursiva com diferentes gêneros textuais que vão se consolidando ao longo do ano letivo (contos de fadas, cartas, poemas, lendas, narrativas…), observando suas dimensões estruturais (sequência temporal, noção de parágrafo, pontuação etc.). No entanto, para o início dessa fase, a criança deve ser orientada a ler, e a perceber a escrita, conforme aspectos da convenção ortográfica quanto ao uso das letras e sinais de pontuação. Para otimizar o processo de alfabetização, é fundamental que a criança realize diariamente a leitura dos mais variados gêneros e templos textuais, para que desenvolva o hábito de ler e consequentemente amplie seu vocabulário, interpretação dos enunciados, criatividade e segurança na escrita.

Ao longo desse processo, a criança terá acesso a contextos que farão parte das demais áreas, o que tornará a aprendizagem significativa. Assim, em conjunto com as demais áreas das Ciências Humanas e Ciências Naturais, a criança será convidada a refletir sobre a ação do homem e dos demais seres vivos no ambiente e na natureza, seja nas regiões rurais e urbanas.

  Em matemática, a criança é levada a refletir com a matemática a acompanha diariamente e está presente no seu cotidiano. Assim, nessa fase, iniciará a habilidade de resolver problemas no campo aditivo. Como também aprender a ler, contar, ordenar, escrever por extenso, identificar figuras geométricas, conhecer e utilizar algumas grandezas e medidas. Todas essas habilidades estarão contextualizando aos temas transversais como meio ambiente, saúde, consumo, entre outros dos demais componentes curriculares.

Sabemos que os familiares não são “professores e alfabetizadores”, mas o diálogo e o acompanhamento nessa fase, envolvendo inclusive ludicidade e brincadeiras, farão com que as crianças aprendam muito, além de estimularem os laços afetivos.

PERCURSOS DE APRENDIZAGEM REMOTA

Como funcionarão as atividades pedagógicas remotas para o 2° ano?

1- Salas de aulas virtuais na plataforma Google Meet, Google sala de aula utilizando as ferramentas síncronas e assíncronas existentes e cumprindo a carga horária mínima de uma hora diária, respeitando o tempo de concentração da faixa etária;

2- REALIZAÇÃO DE AULAS AO VIVO DIARIAMENTE com interação entre professores e estudantes, conforme horário específico na programação do mês de maio, afim de criar uma rotina para que diferentes atividades estejam presentes no dia a dia.

3- Fardamento: sugerimos o uso do fardamento para a participação das aulas online.

4- Link de acesso: seguirá diariamente sendo enviado no WhatsApp da turma.

5- Horário das aulas: de segunda a sexta-feira de 8:00h às 11:00h da manhã.

6- Rotina diária será mais próxima possível a vivenciada habitualmente com: momento de acolhida, músicas, brincadeiras, histórias, realização e correções de atividades e orientações sobre tarefa de casa do dia.

7- Comunicação com as famílias via telefone, dando feedback do desempenho dos estudantes e divulgando informações sobre todo processo das aulas enquanto durar a pandemia. As coordenadoras de cada setor estarão disponíveis nos horários comerciais para atender a qualquer dificuldade e necessidade das famílias.

8- Necessidades educativas especiais: continuaremos fazendo adaptações dos materiais, de acordo com a necessidade de cada um.

9 – Plantões tira dúvidas para que os estudantes esclareçam suas dúvidas, após as aulas, os professores estarão disponíveis.

10- Atividades complementares impressas, estarão disponíveis na escola ou por e-mail de acordo com a solicitação das famílias.

11- Arquivos de aula na plataforma Google Sala de Aula: as aulas ao vivo serão gravadas para posterior consulta dos alunos ou revisões.

 

COMO SERÁ O CONTROLE DE FREQUÊNCIAS AS AULAS?

Diariamente será realizada a observação dos estudantes presentes na sala virtual pelo professor de apoio presente na sala virtual, com o intuito de promover a integração entre as crianças e professoras, fortalecendo o vínculo afetivo e estimulando a linguagem oral. Desse modo, é fundamental que o responsável pelo estudante acesse o link das aulas utilizando o endereço eletrônico.

COMO SERÁ O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO?

Continuaremos acompanhando as atividades e fornecendo feedback as famílias sobre o acompanhamento e processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, através do contato telefônico, em conformidade com a necessidade e as situações identificadas.

COMO SERÁ O PROCESSO AVALIATIVO?

Todas as atividades realizadas durante as aulas online serão objeto de uma avaliação contínua qualitativa do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. A participação e a realização de atividades nos períodos serão computadas e farão parte de um portfólio de aprendizagem do aluno que será avaliado no retorno das aulas presenciais.

ORGANIZANDO SUA ROTINA DE ESTUDO

Organizar-para-estudar-1024x724

É importante manter a disciplina, o foco e a organização durante as aulas remotas. Para ajudar os estudantes listamos algumas dicas:

✓Organizar o local de estudos apropriado que ajude a manter o silêncio e a concentração.

✓Separar o material necessário para as aulas ao vivo (equipamento eletrônico, caderno, lápis, borracha, agenda, livro).

  • Sugerimos o uso da farda(blusa).

✓ Acessar diariamente os meios de comunicação oficiais do Colégio, lendo com atenção os avisos, os informes dos professores e coordenação, verificando atividades e prazos estipulados para a realização, etc.

✓ Manter a rotina de estudos, programado diariamente o cumprimento das atividades assíncronas para não acumular tarefas.

✓Registrando as dúvidas para consultar o professor, tanto no momento de dúvidas das aulas online, quanto no chat do Google Meet ou Google sala de aula.

FIQUEM BEM! É TEMPO DE CUIDAR DE SI E DO OUTRO.

CÉU AZUL COM VOCÊ!

Atenciosamente,

EQUIPE CÉU AZUL.

LOGO COM BORDA